segunda-feira, 3 de maio de 2010

Carta da CNLB enviada aos Senadores, Deputados e a Presidência da República sobre o Projeto Ficha Limpa

Penápolis/SP, 30 de Abril de 2010.


Aos
Exmo. Sr. Michel Temer, Presidente da Câmara
Exmo. Sr. José Sarney, Presidente do Senado
Exmos. Srs. Deputados Federais e Senadores

C/c
Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República


Assunto: Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09)

Exmos. Senhores,

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul I, organismo da Igreja Católica que promove a articulação do Laicato no Estado de São Paulo, de todas as pastorais, movimentos e associações laicais, que hoje soma em torno de 98% da Igreja Católica em nosso Estado, vêm até os senhores pedir:

1. Agilidade no processo de votação do Projeto de Iniciativa Popular Ficha Limpa;
2. Coerentemente com a ética democrática, que favorece o bem comum, a aprovação do mesmo;
3. Para tanto que o mesmo seja votado no próximo dia 04/05, conforme pauta estabelecida.
4. Que a aplicação do projeto votado seja seriamente e agilmente encaminhada, como espera a população, para ser pertinente já nesta eleição de 2010.

Salientamos que, numa participação e co-responsabilidade democrática, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul I e os Conselhos Regionais dos outros Estados brasileiros estão acompanhando sistematicamente o processo e estamos divulgando aos cristãos leigos e leigas, que são grande parte da população do Brasil, os encaminhamentos, votações e todo o mais envolvendo tal projeto.

A participação política é certamente a expressão concreta e eficiente do amor. Entretanto, caso seja utilizada para benefícios próprios, contraditórios ao bem comum e ao desenvolvimento da nação, fere os ideais democráticos e, portanto, é símbolo da involução, da corrupção, do retrocesso e da impunidade de um país.

Expressamos uma sintonia com o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e com os encaminhamentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a respeito do projeto Ficha Limpa. E estamos tornando público, transparentemente, todos os nomes dos senhores diante das votações feitas e posturas tomadas. Somos seus eleitores. Exigimos coerência democrática.

Em nome dos cristãos leigos e leigas do Estado de São Paulo, subscrevemos.

Atenciosamente,



Luis Antonio Ferreira
Presidente

Alex de Souza Rossi
Secretário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário