domingo, 26 de abril de 2015

A Crise Hídrica e a Dengue

       Hoje,  sabemos que não se pode continuar tratando a natureza como se seus recursos fossem infinitos, pois isso vem trazendo consequências cada vez mais graves.  Atualmente, estão ocorrendo serios problemas com a falta de água, que se devem, pelo menos em grande parte, a desperdícios, que poderiam perfeitamente ser evitados.

      Precisamos melhorar nossos hábitos no que diz respeito ao uso irresponsável da água. É fundamental, também, exigir do governo e das grandes empresas a prevenção de desperdícios.
Podemoss ver no artigo seguinte que o problema da crise hídrica não é somente de faltar água na torneira, mas pode ter muitas outras consequências graves.

Crise hídrica pode elevar em 57% os casos de dengue, diz ministro da Saúde


     O poder público tem a responsabilidade de  conscientizar a população de forma clara sobre todos os problemas que enfrentamos. Às vezes parece mais conveniente para os governantes, divulgar informações  distorcidas escondendo problemas sérios. Todos tem o direito de conhecer a verdadeira extensão dos problemas que afetam o país para que possam ser responsáveis pela construção de um mundo melhor. Um exemplo claro: se nos últimos anos o governo tivesse se empenhado em passar para a população a real situação da água, provavelmente, a população estaria mais prepara da para enfrentar a crise, evitando que a situação se tornasse insustentável.

        A igreja, incluindo todos nós, precisa ter participação ativa para ajudar a promover essa conscientização e em exigir que o poder público divulgue o todo o que é preciso ser divulgado. Alguns importantes trabalhos da igreja católica que, ao tratar diretamente de problemas concretos que o povo brasileiro enfrenta, nos incentivam a nos conscientizar e ser protagonistas na busca do bem comum  são as Campanhas da Fraternidade, como por exemplo: 

1981 tema: "Saúde e Fraternidade" ---> lema: "Saúde para todos"

2004 tema: "Fraternidade e Água"
 ---> lema: "Água, fonte de Vida"

2011 tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta
---> lema: "A criação geme em dores de parto"

2012 tema: "Fraternidade e saúde pública"
---> lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"

        Fica facil perceber que a saúde pública, conforme foi alertaqdo pela cf da saude publica envolvem muitas coisas do nosso dia a dia que as vezes não nos damos conta. Como se vê, politicas publicas adequadas como por exemplo as que poderiam ter sido adotadas para prevenir a grave crise da água que estamos enfrentando atualmente tem impacto também na saúde pública. Somos também responsáveis por exigir politicas publicas adequadas. Para isso, existem meios concretos que precisam ser mais utilizados .

        Jesus Cristo nos ensinou com suas palavras e atitudes que, para construirmos o reino de Deus, precisamos buscar o bem comum. Embora não seja o único, A politica é um dos mais importantes instrumentos para se fazer o bem ao próximo. Estamos fazendo bem ao próximo se exigirmos do poder publico mais responsabilidade com assuntos importantes como a água e a saúde publica. Podemos exigir isso, por exemplo, mostrando ao governo nossa opinião, através das muitas ouvidorias que existem atualmente nos serviços públicos; através dos conselhos participativos, que permitem que a população participe de decisões importante sobre politicas publicas; e, também, através do nosso voto consciente nas eleições, alem de diversos outros meios.

Texto por Filipe Thomaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário