sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher - Origens

Em 3 de maio de 1908 em Chicago, se comemorou o primeiro "Woman's day, presidido por Lorine S. Brown, documentado pelo jornal mensal The Socialist Woman, no Garrick Theather, com a participação de 1500 mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política das mulheres; no dia consagrado à causa das trabalhadoras". Mas a referência histórica principal das origens do Dia Internacional da Mulher é a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs uma resolução de instaurar oficialmente um dia internacional das mulheres. Nessa resolução, não se faz nenhuma alusão ao dia 8 de março. Clara apenas menciona seguir o exemplo das socialistas americanas. É certo que a partir daí, as comemorações começaram a ter um caráter internacional, expandindo-se pela Europa, a partir da organização e iniciativa das mulheres socialistas.

O woman's day de 1910, em Nova York, foi realizado em 27 de fevereiro, no Carnegie Hall, com 3000 mulheres, onde se reuniram as principais associações em favor do sufrágio, convocado pelas socialistas mas com participação de mulheres não socialistas. Nesse mesmo período, as alemãs comemoraram seu dia da mulher em 19 de março e as suecas em primeiro de maio. Não havia uma data internacional para este evento.

Em 1913 operárias russas participaram da jornada internacional das mulheres em Petrogrado e foram reprimidas. Em 1914, todas as organizadoras da Jornada ou Dia das Mulheres na Rússia foram presas, o que tornou impossível a comemoração. Em 1917 esta comemoração foi marcada para o dia 8 de março (23 de fevereiro pelo calendário russo), e acabou por desencadear a revolução russa, conforme afirma o próprio Trotski: "...23 de fevereiro (8 de março), era o dia internacional das mulheres e estavam programado atos, encontros etc. Mas não imaginávamos que este dia viria a inaugurar a revolução. Estava planejado ações revolucionárias mas sem data prevista. Mas pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixam o trabalho de várias fábricas e enviam delegadas para solicitarem sustentação da greve... que se transforma em greve de massas.... todas descem às ruas". Constata-se que a revolução foi desencadeada por elementos de base que superaram a oposição das direções e a iniciativa foi das operárias mais exploradas e oprimidas, as têxteis. O número de grevistas foi em torno de 90.000, a maioria mulheres.

Finalmente, em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, uma delegada búlgara propõe o 8 de março como data oficial do dia internacional da mulher, lembrando a iniciativa das mulheres russas. A partir de 1922, o Dia Internacional da Mulher é celebrado oficialmente no dia 8 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário