terça-feira, 19 de maio de 2015

CONVITE - Semana de Fé e Política - Região Episcopal Beém

--------------------------------

Você é nosso convidado!

Venha participar!
 

sábado, 16 de maio de 2015

Convite da Coalisão para maio!

Estimado (a) amigo (a),

Estamos diante do risco de ver aprovadas as emendas constitucionais da contrarreforma política (PECs 352/13 e 344/13) que constitucionalizam o financiamento de campanha por empresas, na contramão das aspirações do povo e do voto de seis dos onze ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A influência do poder econômico nas eleições é dos mais graves fatores de degradação do atual sistema político brasileiro, sendo responsável pela eleição de um parlamento distante do povo e canal da corrupção eleitoral.

As PECs incorporam, também, um sistema eleitoral excludente, não tratam da sub-representação das mulheres, da população negra, dos povos indígenas, da juventude, entre outros, e não adotam mecanismos para o fortalecimento da democracia direta.

 Numa demonstração clara de autoritarismo inaceitável, a Presidência da Câmara proclama que colocará as PECs da Reforma Política em votação no Plenário, na última semana de maio.

Diante desta ameaça, é necessário redobrar os esforços de mobilização nos próximos dias. Para isto, a Coalizão irá realizar em Brasília, uma CAMINHADA pela REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA, no dia 20 de maio. Paralelamente, propõe que este dia se transforme no DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA, com manifestações em todo o país. Os temas da manifestação devem enfatizar:

a)      Luta contra a corrupção.
b)      Luta pelo fim do financiamento de campanha por empresas e em defesa do Financiamento Democrático de Campanha.
c)      Luta contra as propostas de Distritão, Distrital Misto e em defesa do Sistema Proporcional de Voto Transparente.
d)     Defesa da Paridade de Gênero na lista eleitoral.
e)      Fortalecimento dos mecanismos da Democracia Direta. 

É muito importante que sejam programados, no maior número de cidades, atos públicos, caminhadas, debates ou outros eventos, segundo as condições locais. Entre outras realizações se sugere um trabalho consistente de visitar os deputados federais, solicitando deles o compromisso de não votar a contra reforma e de apoiar o projeto da Coalizão.

Para assegurar o amplo processo de mobilização em Brasília, a Executiva da Coalizão convida as Entidades Nacionais e de Brasília para participarem da seguinte agenda:

Dia 09 de maio, às 10 horas – Reunião Ampliada de preparação para o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA com uma Caminhada em Brasília.
Local da reunião: Auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silva da OAB (SAS Quadra 05, Lote 02, Bloco N, Edifício OAB – Brasília/DF).

Dia 11 de maio – Prazo para envio das assinaturas já coletadas.   Ressaltamos que continuaremos mobilizados na coleta de assinaturas, pois a mobilização só termina com fim da tramitação do Projeto.

Dia 20 de maio DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA.
- Caminhada em Brasília
- Atos Públicos Diversos nos Estados.

Dia da votação no plenário da Câmara – Quando houver a votação da Reforma Política na Câmara, será realizado um ato no espaço da Taquigrafia.

Contamos com a participação de todos para a defesa da Reforma Política Democrática. Só com o povo na rua, conquistaremos a vitória.

Atenciosamente, 

Executiva da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Escola dos Nossos Sonhos

Clique na imagem para aumentá-la.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Vote você também !

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a sociedade. Conheça mais sobre o projeto no nosso site e nas nossas redes sociais.

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ln1pnQcVxRE&feature=youtu.be

Facebook: https://www.facebook.com/queroeleicoeslimpas?notif_t=fbpage_admin

Site:http://www.reformapoliticademocratica.org.br/conheca-o-projeto/




Para aumentar a imagem, clique-a.

Um convite Corpus Christi 2015 por P. Tarcísio Mesquita.

Para aumentar, clique na imagem.

Lançamento do livro Investigação Operária

Companheiros, Companheiras,

É com muito carinho que convidamos e com certeza que cada militante que contribuiu nesses anos com a INVESTIGAÇÃO OPERÁRIA vai participar no sábado 23 de maio às 9h30. Nesse dia vamos apresentar no Centro Pastoral São José o nosso livro, construído coletivamente e o vídeo resultado dessa construção.

A edição do livro é limitada e será destinada prioritariamente para cada um dos participantes das oficinas que nestes anos deram testemunhos, trouxeram documentos ou que de alguma forma participaram desse trabalho coletivo.

Será um grande encontro das famílias de trabalhadores, de lutadores, daqueles que irmanados construíram a resistência à ditadura e continuaram lutando contra a opressão capitalista.
A luta não para!
Que a experiência dos que enfrentaram os patrões, a pelegada, a repressão e os militares no poder possa ajudar no diálogo com os jovens lutadores de hoje, que agora testam, ensaiam novas formas de luta.
Vamos garantir que os jovens estejam presentes nessa festa operária.
Venha conhecer o livro e o vídeo! Venha, traga sua família e companheiros!


Centro Pastoral São José Belém
Rua Álvaro Ramos, 366 – Belém
(próximo à estação do metrô Belém)
Telefone: 2693-0287

Clique na imagem para aumentá-la.

domingo, 3 de maio de 2015

Campanha da Fraternidade - Uma Maneira de Atuar pela Sociedade

   A igreja católica para atender ao que Jesus Cristo pregava com sua vida e com suas palavras, precisa se empenhar na promoção do bem de todos. Para desenvolver esse objetivo, é fundamental uma atuação ativa na política. Todos os anos, é promovida a Campanha da Fraternidade. Em 1996, seu tema foi "Fraternidade e política" e seu lema "Justiça e paz se abraçarão" .Recentemente, entrou em vigor a Emenda Constitucional 76, que traz um importante avanço para a democracia no país.

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 76, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013

Altera o § 2º do art. 55 e o § 4º do art. 66 da Constituição Federal, para abolir a votação secreta nos casos de perda de mandato de Deputado ou Senador e de apreciação de veto.

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Art. 1º Os arts. 55 e 66 da Constituição Federal passam a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 55.
§ 2º Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa." (NR)

"Art. 66.
§ 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores." (NR)
Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, em 28 de novembro de 2013

fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc76.htm

    Embora muitos não pensem assim, é preciso que todos nós tenhamos consciência de que os agentes políticos são representantes do povo e, portanto, devem obrigatoriamente exercer seu cargo agindo como fieis representantes do povo. Não se pode aceitar que seja diferente. Eles devem ter sempre como objetivo promover o bem comum e atender às reais necessidades da população. Por isso, não há nenhum motivo para que seus atos no exercício do cargo não sejam do conhecimento de todos nós. A própria constituição menciona expressamente a publicidade como um dos princípios fundamentais da administração pública. Essa publicidade é indispensável para que haja transparência e democracia.

Texto por autoria de Filipe Thomaz.

sábado, 2 de maio de 2015

Serviços Públicos - A Necessidade de um Povo Mais Atuante

   Todos nós temos direito à prestação digna de serviços públicos, um direito, inclusive, garantido pela Constituição brasileira, mas, infelizmente, com frequência esse direito não tem sido respeitado, Muitos acreditam que esse problema seja normal e sem solução, ou, ainda, que a prestação de serviços pelo Estado seja um favor. Essa é uma visão equivocada e que precisa ser modificada. Há soluções e estas dependem diretamente da participação de todos nós.

    Atenta a essa situação, a Igreja católica promove, todos os anos, a Campanha da Fraternidade, que trata sempre de assuntos de fundamental importância para todos os brasileiros. Esse trabalho tem por objetivo nos incentivar pensar sobre os problemas sociais que afetam todos e a compreendermos nossos direitos e reais necessidades.

  A igreja, para ser fiel ao que Jesus Cristo pregou precisa colocar o dedo nas feridas sociais e denunciar as raízes das estruturas de pecado. É fundamental que nós como cristãos contribuamos, cada um em seu ambiente e dentro de suas possibilidades, para despertar em nossos irmãos a consciência de seus direitos e, também, da necessidade de busca-los na pratica, sempre tendo em mente que não são favores, mas sim, direitos. 

    Em 2012, foi promovida da Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e saúde pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!". Mais recentemente, ocorreram muitas manifestações pacíficas pelas ruas de todo o Brasil, e um dos assuntos mais reivindicados foi a saúde pública de qualidade para todos. Pouco tempo depois, foi anunciada a decisão de contratar médicos estrangeiros para regiões com grande carência desses profissionais e onde havia dificuldade para contratar médicos brasileiros. Isso foi feito com o objetivo de melhorar a saúde pública dessas regiões. Essa decisão foi tomada como resposta à pressão do povo unido cobrando seus direitos. É indispensável que haja essa pressão, pois o dever dos governantes é atender às NECESSIDADES do povo. Jesus sempre pregou que devemos ter atitudes contrárias às injustiças. Hoje, os apóstolos de Jesus somos nós, e ele nos deixou a missão de construir um mundo mais humano onde ninguém seja excluído por nenhum motivo.


Texto por autoria de Filipe Thomaz.

Educação no Nordeste

     A construção de um mundo mais humano é possível e depende da participação de todos nós. Para essa transformação se tornar realidade, é fundamental que haja educação pública de qualidade, à qual todos tenham acesso. Esse é um direito fundamental de todos os brasileiros, mas que, infelizmente, não tem recebido a devida importância. A igreja católica está atenta a esse problema e promoveu diversas Campanhas da Fraternidade tratando desse assunto: 

1982 tema "Educação e Fraternidade" e lema "A verdade vos libertará"

1998 tema "Fraternidade e Educação" e lema "A Serviço da Vida e da Esperança".

   Nossa sociedade tem problemas muito complexos, e para promovermos as transformações necessárias, é fundamental compreender e encarar com seriedade suas verdadeiras causas. Podemos ver no artigo seguinte uma prova de que, com empenho e dedicação, pode-se conseguir conquistas muito importantes.

Leiam este material para acompanhamento: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-06-24/gestores-municipais-batem-de-porta-em-porta-atras-de-criancas-fora-da-escola.html

   É fundamental compreendermos as causas dos complexos problemas que a educação pública enfrenta no Brasil. Para isso, é necessário ver esses problemas de perto e, sempre, enfatizar a importância do comprometimento das famílias, dos professores, e de toda a sociedade. Cada um de nós, também, tem a responsabilidade de contribuir através do voto consciente, escolhendo, como representantes políticos, pessoas realmente comprometidas com o bem comum.

     Muitas mudanças importantes ocorrem através de atitudes simples, que a princípio podem parecer sem nenhum impacto, mas que, com empenho e perseverança, indicam o caminho para, unidos solucionarmos grandes problemas. Jesus Cristo e diversos dos profetas da Bíblia nos mostraram o caminho para a solução de grandes injustiças através de atitudes simples, e ate hoje são referências para lutarmos contra os problemas do nosso tempo e construirmos uma sociedade mais justa.

Texto de autoria de Filipe Thomaz.