quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HOJE Audiência pública sobre o orçamento

Cidadão Paulistano compareça a Subprefeitura e acompanhe o destino do orçamento.


A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras divulgou neste final de semana a data das audiências públicas sobre o orçamento da cidade de São Paulo para 2012. De acordo com a convocação, as três audiências públicas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada pela Câmara Municipal – uma para discutir os recursos previstos para a saúde, outra para a educação e a terceira destinada às demais áreas – ocorrerão no dia 31 de agosto, em todas as 31 subprefeituras.

As audiências terão início às 18 horas, com o orçamento da Educação. Em seguida – das 19 às 20 horas –, o assunto será a previsão orçamentária da Saúde e, para completar – das 20 às 21 horas –, os participantes irão debater os recursos para as demais áreas da administração municipal, como habitação, meio ambiente, transporte público, cultura, etc.

No dia dos eventos, os interessados em participar das audiências públicas deverão apresentar documento de identificação e registrar, em lista de presença, nome, endereço e telefone.

“As audiências públicas têm por objetivo a disseminação de informações sobre as políticas públicas, apresentação de sugestões e discussão de propostas, visando a subsidiar a elaboração da proposta orçamentária do Município de São Paulo para o exercício financeiro de 2012”, informa também o documento divulgado no Diário Oficial da Cidade.

Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16769

terça-feira, 30 de agosto de 2011

REFLEXÕES POLÍTICAS DO CNLB

Prezados cristãos leigos e leigas,
O CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil por meio da Comissão Nacional de Fé e Política convida a todos os interessados para o seguinte evento:

REFLEXÕES POLÍTICAS DO CNLB
"Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política"

Dia 17 de Setembro, sábado
Das 09h às 18 horas
Local: Casa de Encontro Sagrada Família (Ipiranga)
Rua Padre Marchetti, 237

Programação:
* Formação Política dos Cristãos Leigos
* Formação de Quadros / Lideranças Políticas
* Conselhos de Direitos e Participação


* Reforma Política
* Comitê 9840 e a Ficha Limpa
* Eleições 2012

Confirmar presença enviando e-mail para:

ispcidadania@superig.com.br (até 10/09)

Contribuição voluntária: R$ 10,00 (dez reais)

Organização: Comissão Nacional de Fé e Política do CNLB

Apoio:
CNLB Regional Sul 1
CNLB São Paulo (CLASP)
Instituto São Paulo de Cidadania e Política
Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo
Movimento Nacional de Fé e Política
Jubileu Sul Brasil



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Simpósio de Bioética



Estão abertas as inscrições para o ”Simpósio de Bioética e Ética em pesquisa com seres humanos”, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de outubro, em São Paulo.

O evento, aberto a estudantes ou profissional das áreas de saúde, psicologia, educação, direito, filosofia, sociologia e agentes de pastoral, é uma realização da CNBB, São Camilo, Revista Família Cristã e Editora Paulinas.

O simpósito acontecerá no auditório São Paulo Apóstolo, na Editora Paulinas, localizado à rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Telefone (11) 2125-3500.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site: www.familiacrista.org.br

Veja abaixo, a programação:
4/10 – terça feira
19h30 às 20 horas - Sessão solene de abertura
Lançamento do livro: Bioética e pesquisa em seres humanos, de Luiz Antonio Bento (Comissão de Bioética da CNBB).
Apresentação: Prof. Dr. Pe. Aníbal Gil Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ).
Lançamento do livro: Encanto e responsabilidade no cuidado da vida – Lidando com questões éticas em situações críticas e de final de vida, de Luciana Bertachini e Léo Pessini Centro Universitário São Camilo).
Apresentação: Luciana Bertachini

20 horas às 20h40 – Bioética e Dignidade Humana
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Christian de Paul de Barchifontaine (Centro Universitário São Camilo-SP).



20h40 às 21h20 – O Ensino da Ética no Curso de Medicina
Conferencista: Prof. Dr. José Eduardo Siqueira (Universidade Estadual de Londrina-PR).

21h20 às 22 horas – Discussão
Coordenador: Prof. Dr. Pe. Aníbal Gil Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ).

5/10 – quarta-feira
19h30 às 20h10 Bioética e Pesquisa em Seres Humanos
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Luiz Antonio Bento.



20h10 às 20h45 – O Consentimento Livre e Esclarecido nas Pesquisas em Seres Humanos
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Léo Pessini (Centro Universitário São Camilo-SP).

20h45 às 21h30 – Código de Ética Médica e a Resolução 1957/10, do Conselho Federal de Medicina, que Adota Normas Éticas para a Utilização das Técnicas de Reprodução Assistida
Conferencista: Prof. Dra. Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi (Universidade Federal de São Paulo-Unifesp).

21h30 às 22 horas – Discussão
Coordenadora: Prof. Dra. Lenise Aparecida Martins Garcia (Universidade de Brasília-UnB).

06/10 - quinta-feira
19h30 às 20h10 – Legislação em Experimentação com Seres Humanos
Conferencista: Prof. Dr. Willian Saad Hossne (Centro Universitário São Camilo-SP).

20h10 às 20h45– Protocolos Experimentais
Conferencista: Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos (Universidade de São Paulo-USP).

20h45 às 21h30 – Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil
Conferencista: Prof. Dr. André Marcelo Soares Machado (Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer–Inca – Rio de Janeiro-RJ).

21h30 às 22 horas – Discussão
Coordenadora: Dra. Elizabeth Cerqueira Kipman (Coordenadora do Departamento de Bioética do Hospital São Francisco, Jacareí-SP)

Inscrições: http://www.familiacrista.org.br/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Entenda o Novo Código Florestal Brasileiro






Convidamos a todos para participarem do nosso 6o Encontro de reflexão sobre o Tema da Campanha da Fraternidade 2011 - Fraternidade e Vida no Planeta.

Dando continuidade aos temas discutidos (No encontro anterior sobre as Mudanças Climáticas - A Terra pede socorro) estaremos refletindo sobre o Novo Código Florestal Brasileiro. Certamente todos nós, estamos ouvindo muito falar deste assunto nos meios de comunicação em massa e até nos bate-papos com os amigos. Porém, teremos a possibilidade de ouvir sobre o mesmo de forma mais simples e compreensível.



Convidamos um grande ambientalista da nossa região, responsável por excelente projeto de revitalização de rios e córregos, para conversar conosco sobre esse tema.
•O que é o Código Florestal Brasileiro?
•Qual a importância do Código na nossa vida?
•O que sugere de mudanças, o projeto de lei que tramita no Congresso, sobre alterações nesse Código?
•Quais as consequências, se essas medidas forem aprovadas?
•O que a Igreja nos propõe a fazer?

Venha! Participe!
Convide seus parentes, vizinhos e amigos!
Sua participação será muito importante!
Data: 27/08/2011 (Sábado)
Horário: 16h00 (logo após a missa)
Local: Salão anexo à Igreja (Rua Ce. Marques, 174 - Vila Carrão)
Assessor: Carlos Campos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eleições Regionais

Democracia Participativa - Seja agente de transformação na região onde você mora!

Será realizada no dia 28 de agosto de 2011 a eleição popular de representantes para o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.


Em nossa região, os eleitores deverão comparecer na Subprefeitura Aricanduva / Carrão / Formosa no período das 9:00 às 16:00 hrs (Rua Eponina, 82 - Carrão). Estão habilitados para votar todas as pessoas que residam ou trabalhem em nossa região (é necessária a apresentação de comprovante de residência ou de trabalho, junto com documento de identidade com foto) e que tenham 16 ou mais anos de idade. Cada eleitor poderá votar em dois candidatos.

Este ano nossa comunidade apresenta dois candidatos: Michele Aparecida Rodrigues e Rene Roldan. Participe com seu voto e prestigie nossos candidatos, autênticos representantes do interesse popular e do agir pelo bem comum. Transforme o dia 28 de agosto de 2011 no seu gesto concreto da CF-2011 elegendo como seus representantes duas pessoas realmente interessadas em nosso meio-ambiente como um bem comum a todos, parte integrante da própria dignidade humana, que deve ser preservado e protegido.




Michele é uma ativa participante de nossa comunidade, já tendo coordenado o Curso de Noivos da PSJB, atuado em diversos Encontros e movimentos paroquiais. Atualmente é Ministra de Eucaristia e pertence a PFP PSJB. Como moradora próxima das margens do Córrego Rapadura tem se preocupado e atuado para a solução dos problemas de poluição e alagamentos ocorridos com o mesmo. Atuante no Movimento Integração Campo Cidade onde os produtos produzidos sem agrotóxico no campo são oferecidos diretamente aos membros da comunidade. Contribuindo para a dignidade de condições do trabalhador rural e boa alimentação ao cidadão que mora na cidade.


Rene é antigo morador de nossa região, tendo já participado de diversos movimentos e pastorais dentro da PSJB. Também atuou junto a diversas comunidades carentes na Zona Leste. Atualmente pertence ao GEFITESP (Grupo Ecumênico Filosófico e Teológico Esperança) e a PFP PSJB.





Além desses dois integrantes da Pastoral Fé e Política na Paróquia, temos na comunidade a candidata Ana Lucia Galvão Gomes que atua na promoção do Planeta Sustentável com o Projeto Metanóia.



Para maiores informações acessem o site:



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eleição para o CADES acontece na Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão



Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão e Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizam, no dia 28 de agosto, das 09h00 às 16h00, a eleição do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES).

O CADES é um órgão propositivo e consultivo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural. Cada Conselho é composto por oito integrantes da sociedade civil e até oito representantes do Poder Executivo, com a função de permitir que a sociedade participe da elaboração de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e cultura de paz em cada região.

Para ser eleitor, é necessário ter mais que 16 anos, morar ou trabalhar na área da Subprefeitura e apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de endereço ou trabalho na região no dia da votação.

Serviço:
Eleição do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Local: Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão – Rua Eponina, 82, Vila Carrão
Data: 28 de agosto de 2011

Horário: 09h00 às 16h00

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

13ª Romaria da Terra e Águas do Estado de SP - Aterro Mantovani



Moradores do entorno do Aterro Mantovani e Comissão Pastoral da Terra de São Paulo (CPT) convidam para a 13ª Romaria da Terra e das Águas de São Paulo, organizada com o apoio da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Localizado na Rodovia Campinas-Mogi Mirim, no Km 147, na área rural de Santo Antônio de Posse, o caso Aterro Mantovani se arrasta por 37 anos. Desde o primeiro despejo de resíduos industriais feito ilegalmente no local, que evolui para mais de 326 mil toneladas de lixo tóxico provenientes de aproximadamente 60 multinacionais, o caso continua sem uma solução concreta.

A Romaria acontecerá em 21 de Agosto e leva o tema “um grito de dor, um clamor por justiça”. Segundo Andrelina Vieira, Coordenadora Estadual da CPT, o desafio é mobilizar o maior número de pessoas para chamar a atenção para o caso, um alerta para a justiça social e ambiental.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DAS FLORESTAS

A Câmara dos Deputados aprovou em maio um projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica, para pior, o Código Florestal brasileiro.
Agora, cabe ao Senado Federal mudar essa realidade. Por isso, é importante que os Senadores que elegemos, saibam que:

QUEREMOS PROTEGER AS FLORESTAS, OS RIOS E A NATUREZA porque:
São fundamentais para qualidade de vida dos brasileiros;
São importantes para a água que bebemos e para conter as enchentes;
São essenciais para a saúde do clima no Planeta;
Protegem a lavoura das pragas, fortalecem e fertilizam os solos para produção de alimentos;
O uso sustentável dos bens naturais é um diferencial para o Brasil no século 21.


E dizemos NÃO ao projeto de lei 30/2011 porque:
É um retrocesso à legislação ambiental brasileira;
Diminui a proteção de beiras de rios, encostas, topos de morros, mangues e veredas em todo o país;
Enfraquece o combate ao desmatamento e incentiva a ilegalidade;
Acaba com a função socioambiental da propriedade;
Contribui para o agravamento das mudanças climáticas;
Anistia multas e crimes ambientais, incentivando a cultura da impunidade;
É injusto com quem cumpre a lei.


PORTANTO, SOMOS contrários ao PL30/2011 e queremos que o Codigo Florestal:
Garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros;
Trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais;
Considere os avanços da ciência;
Garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas;
Reconheça e valorize quem promove o uso sustentável;
Contribua para evitar desastres ambientais;
Combata a cultura da impunidade;
Ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades;
Acabe de vez com o desmatamento ilegal;
E seja digno do Século 21, digno do Brasil e das nossas futuras gerações.

Sou contra o PLC 30/2011 e a favor de uma lei que garanta efetivamente a
conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros; trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais; garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas; reconheça e valorize quem promove o uso sustentável; acabe de vez com o desmatamento ilegal; e contribua para evitar desastres ambientais e ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades.

O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é coordenado por: ABONG; CNBB; Coalizão SOS Floresta (Amigos da Terra - Amazônia; APREMAVI; FLORESPI; Fundação O Boticário; Greenpeace; ICV; IMAFLORA; IPAM; ISA; SOS Mata Atlantica; WWF Brasil; Sociedade Chauá; SPVS); Comissão Justiça e Paz – CJP; CNS; Comitê Inter-Tribal; CONIC; CUT; FETRAF; FNRU; FASE; FBOMS; FETRAF; Forum de Mudança Climática e Justiça Social; Fórum ex-Ministros Meio Ambiente; GTA; IDS; INESC; Instituto Ethos; Jubileu SUL; OAB; Rede Cerrado; Rede Mata Atlântica; REJUMA; Via Campesina (ABEEF, CIMI, CPT, FEAB, MAB, MMC, MST, MPA, MPP e PJR).

Para mais informações, acesse o site: www.florestafazadiferenca.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os que Fazem Vigorar a Paz

Paz! Apesar de eu me achar impotente para tanto, de fato esta é a tarefa: mudar, transformar o mundo, fazer vigorar a paz! Bem-aventurados os que constroem a paz, os que se colocam a serviço da paz, os que a concretizam. Serão identificados como filhos de Deus (Mt 5,9).

O que desautoriza a paz? Violência, inveja, indiferença, preconceito, traição, ódio, agressão, opressão, achar-me dono absoluto da verdade em termos políticos (Jo 11,45-50; 19,8-12), sociais (Lc 12,13-14), religiosos (Jo 18,19-23; 19,4-7), econômicos (Lc 12,15-21), ou comportamentais (Jo 8,1-11; Mt 7,1-5; Lc 18,9-14). Porém, não me basta não atrapalhar meus semelhantes, tenho de tomar partido (Lc 19,2-10; Mt 10,37-39), tenho de interferir positivamente (Mt 5,13-16; 25,14-27; 13,33), pois o Reino de Deus, que já está agindo, conta comigo também. Entrar no Reino de Deus, fazer parte dele é colocar-me a seu serviço (Mt 3,1-12; 10,5-16; Lc 4,16-21; 9,61-62).

Só nos cairá bem o nome de filhos de Deus, se como o Filho de Deus agirmos. O que é para ele a paz? Como Jesus a vai concretizando? Claro que não se contenta com a paz do Império, privilégio para tão poucos. Sua proposta é o Novo Reino, aberto para todos, a começar pelos que sempre foram deixados de fora.

Mulheres e crianças, no seu tempo, eram como propriedade do pai de família, não eram valorizadas como pessoas. Mas o Mestre, com a indignação das autoridades e a estranheza de seus conterrâneos, a elas dava crédito e as acolhia (Mt 19,13-15; Mc 9,33-37; Lc 7,36-50; Jo 4,4-30). Os doentes, considerados possuídos por espíritos impuros (Mc 1,21-28; Lc 9,37-43a) ou tidos como castigados por Deus (Jo 9,1-9), eram curados. Passava por cima das leis da pureza, deixando-se tocar pelos considerados impuros (Mc 5,25-34; Lc 7,36-50), indo-lhes ao encontro (Mt 8,1-4; Mc 2,13-17; Lc 7,11-17) ou saindo-lhes em defesa (Mc 2,23-28; 7,1-23; Mt 12,9-13).

Construção da paz e passividade não andam juntas. Ele não veio trazer a tranquilidade mas o empenho, o enfrentamento, a luta (Mt 10,34-39). O Filho de Deus escolheu a paz, tomou partido: as instituições, sejam religiosas, econômicas, sociais, culturais, políticas, de segurança ou de qualquer outro teor estejam a serviço da vida e não a vida a serviço delas (Mt 12,1-8; Mc 2,27; Mt 6,24). Que tudo funcione como se governado pelo próprio Deus (Mt 6,31-34; 11,28-30).

O que o Mestre exigia das instituições eram também exigências para seu próprio coração, seu próprio agir: a defesa dos fracos, abandonados, indefesos (Jo 5,1-18; 8,1-11; Mc 10,2-9; Lc 21,1-4; Mt 19,13-15; Lc 13,1-5).
Quanto que se investe em guerras que só produzem morte, destruição, desespero, revolta! Se armas e munições fossem transformadas em arados e orientações técnicas, já não haveria fome na Terra! Este mundo desvairado tem de mudar. E para mudar não bastam falas bonitas nem apenas bons propósitos (Mt 7,21-27; 25,1-12; 25,31-46).


A paz! A paz que todos queremos é dom do Pai para todos os seus filhos. E, como todo dom de Deus, não se realiza mágica ou automaticamente, conta com o empenho dos seus filhos: felizes os que lutam pela paz com as armas da paz, pois por suas mãos agem as mãos do próprio Deus!





J. Thomaz Filho
Escritor, poeta, compositor

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Encontro Regional de Fé e Política

“Em busca da sociedade do Bem-Viver:

Sabedoria, Protagonismo e Política”
Encontro Regional de Fé e Política
Região Episcopal Brasilandia

Dia 13 de agosto das 14 às 17h - 2011
Av. Deputado Cantidio Sampaio, 6.481 - Antiga Creche Azul

Preparação para o encontro nacional
Assessoria: Fernando Altemeyer (PUC-SP) e João Frederico dos Santos (Fred), Diocese de Osasco
Acesse www.cantareira.org/radiodh e acompanhe ao vivo a transmissão do Encontro

Convide sua comunidade e participe deste momento importante

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sessão no Tribunal Regional Eleitoral/SP

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado de São Paulo chama atenção para o comunicado da Procuradoria Regional Eleitoral de SP,abaixo transcrito, e solicita divulgação do mesmo, na expectativa de que a presença da imprensa e de cidadãos coíba a repetição de fatos semelhantes nas eleições municipais de 2012, deixando claro que não se pode aparelhar o bem público a favor de candidatos.

O MCCE Estadual SP considera que as perguntas da procuradoria federal são perguntas também da sociedade civil que cotidianamente luta pela ética na política, luta esta tão bem representada pela conquista das leis de iniciativa popular, a lei 9840/99, que pune a compra de votos e o uso da máquina administrativa e a Lei Complementar 135/10 , a Lei da Ficha Limpa.


MCCE Estadual SP

TRE/SP Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista -
09/08 - início da sessão previsto para 15h30

Informo que foi publicada no site da PRE-SP a seguinte notícia: "TRE decide se candidatos em campanha podem ser homenageados pelo Poder Público"

CLIQUE AQUI PARA VER A NOTÍCIA

Assessoria Jurídica
Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A espiritualidade no trabalho pastoral

Realizamos ontem o nosso 4o. retiro com o tema: A espiritualidade no trabalho pastoral.

O retiro iniciou-se com a Santa Missa quando nos vemos no lugar de Pedro que começa a afundar sobre as águas, vencido pela sua fraqueza. Mas reconhece o Senhor e pede a sua força. Jesus o ergue e repreende a pouca fé. Reconhecem-no como Filho de Deus.

Ao sermos carinhosamente recebidos pelo Toninho e pela Roseli em Atibaia seguimos em reflexão em grupos itinerantes e refletimos sobre:
1. O que devemos mudar na nossa sociedade?
2. O que queremos conservar na nossa sociedade?
3. Quem são os responsáveis por essas mudanças?
4. Quais as mudanças que Jesus provocou?
5. Quais as mudanças que Ele faria hoje?
6. Quais são as luzes que Jesus nos aponta para o nosso agir?

Partilhamos essas reflexões, à luz das atitudes de Jesus, que o Sr. Thomaz sabiamente nos ajudou a revelar através de diversos textos bíblicos. Procuramos perceber pelos textos bíblicos quem é o Cristo que tentamos seguir e como ser seus apóstolos nos dias de hoje.

Refletimos sobre:
Como ele agiu ao ser questionado? Ao ser provocado? Ao se deparar com a fome? com a doença? com os interesseiros? com aqueles que queriam matá-lo? com seus pais? com João Batista? com Pedro? com os apóstolos? com as leis? com os sacerdotes? entre outras situações que refletimos em conjunto.

A partir daí tratamos da crise civilizacional que estamos atualmente vivendo e daquelas que nos antecederam e como isto se relaciona ao Reino de Deus?
Vimos a forma de agir de Jesus, a mansidão ativa, que nos desafia a exercitá-la também.
Ao final colocamos em oração este dia e as sementes que cada um de nós recebemos e queremos cuidá-las em comunidade, em vista do Bem Comum.

Nosso retiro foi conduzido pelo Sr. Thomaz a quem queremos agradecer pela maneira simples, comprometida, responsável e com profunda intimidade que nos ajuda a descobrir quem é e como age o Nosso Senhor.

Agradecemos aos membros da comunidade que estiveram conosco, membros da PFP, para num domingo maravilhoso de sol, sermos alimentados pela amizade, alegria, comunhão, fé e esperança em vista da caridade exigida para o Reino de Deus.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

4o. Retiro Anual da Pastoral Fé e Política

A cada ano, dedicamos um domingo para fortalecer nossa espiritualidade no trabalho pastoral, através de um retiro espiritual.

O primeiro ocorreu em 26/04/08 em Santa Rita do Passa Quatro. O tema foi: "O compromisso social de ser cristão". Será conduzido pela Ir. Marli do Instituto das Filhas de São José.
Nesse encontro trabalhamos o amor misericordioso, a abertura ao outro sem esperar qualquer reconhecimento, mas a partir da certeza de que amo ao Nosso Senhor a partir do meu agir solidário ao meu irmão.

O segundo retiro ocorreu em 05/07/09 em Santo André, sob o mesmo tema: "O compromisso social de ser cristão", desta vez na ótica de São Paulo em sintonia com o Ano Paulino. Foi conduzido pela Ir. Querubina. Neste encontro refletimos sobre a pertença à comunidade e o amor que Paulo dedicou às comunidades que evangelizou. Neste encontro recebemos a semente questionadora e o tema do retiro seguinte. Durante a Santa Missa, na Casa Mãe das Filhas de São José, o Padre, profundamente reflexivo nos olhos nos olhos e disse: "Aceitam ser profetas! Precisamos urgentemente de vocês." Essa semente nos acompanhou nas reflexões no ano e culminou com o retiro.

O terceiro retiro então ocorreu em 04/07/10, em Atibaia, e que nos ajudou nessa reflexão foi o Galiani. Desenvolvemos o tema: "Aceitam ser profetas! Precisamos urgentemente de vocês." Esse retiro não foi restrito aos membros da pastoral, mas aberto à comunidade, conforme nos alertou a Ir. Querubina a partir de São Paulo. Nos levou a perceber que ser profeta é estar em oração, voltado para Deus e a partir de Deus fazer a leitura da realidade. O profeta não fala de si, de suas convicções, o profeta aponta o Cristo. Anuncia o Reino de Deus e Denuncia tudo o que nos afasta do Reino. Um momento forte nesse dia foi a contribuição da reflexão, a partir dos cantos que falavam sobre profecia. Um destes cantos foi a semente para o nosso retiro de 2011, trata-se do canto: Vejam, eu andei pelas vilas... Essa profunda reflexão nos mostra o que é ser profeta:

Por onde formos também nós que brilhe a tua luz
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida
Nosso caminho então conduz, queremos ser assim
Que o pão da vida nos revigore em nosso "sim"
(Composição: J. Thomaz Filho/Frei Fabreti)
Conhecemos o Sr. Thomaz em um dos encontros da Campanha da Fraternidade e no retiro ele nos auxiliou com este canto. A partir daí passou a escrever mensalmente sobre o Reino de Deus em nosso site e blog e acompanha nossa caminhada.
Agora, se dispõe a vir de Petrópolis para ofertar seu domingo conosco e nos alimentar no quarto retiro, a Espiritualidade da Pastoral. Estaremos novamente em Atibaia para fazer essa reflexão.

Agradecemos a Deus por esta trajetória e pedimos que abençoe a cada uma dessas pessoas que partilham conosco nessa caminhada. Todos os que participaram e participarão conosco e por aqueles que intercedem a Deus por nós.

Estejamos abertos à semente que receberemos neste encontro.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESCOLA DE CIDADANIA

ESCOLA DE CIDADANIA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA, é gratuita, faça sua inscrição!

Nesta sexta-feira, dia 05 de agosto com a presença da Deputada Federal Luiza Erundina que vem expor sobre a REFORMA POLITICA, teremos início a ESCOLA DE CIDADANIA DA ZONA LESTE PEDRO YAMAGUCHI FERREIRA.

PARTICIPE, É GRATUITA.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PELO EMAIL:
frança-luis@uol.com.br ou vozdacomunidade@uol.com.br

Horário: 19h30 Recepção.
Às 20h Palestra e posterior perguntas e respostas.
LOCAL: Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel RAchid 997 - Ermelino Matarazzo.

Veja abaixo a programação.
Importante: Os palestrantes são convidados ficando a presença dependente de confirmação.

AGOSTO/2011
05 Reforma política - LUIZA ERUNDINA (Deputada Federal)
12 Orçamento e plano de metas - ODILON GUEDES (Professor, Economista)
19 Anel universitário e cursos para os campi federais
Solenidade de Oficialização de denominação da Escola como “Escola de Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira” - FERNANDO HADDAD (Ministro da Educação)
26 Cidadania e desenvolvimento - LADISLAW DOWBOR (Professor, Economista)

SETEMBRO/2011
02 Ética e Cidadania - FERNANDO ALTEMEYER(Teólogo, Doutor em Ciências Sociais)
09 Cidadania e participação - CHICO WHITAKER - (membro Comissão Brasileira Justiça e Paz e do Conselho Internacional Fórum Social Mundial)
16 Zona Leste: impactos e passivos sociais das intervenções referentes à Copa 2014 - ORLANDO SILVA (Ministro dos Esportes)
- GILMAR ALVES (Secretario da Copa 2014)
- ANDRES SANCHES - (Presidente do Corinthians)
23 A justiça brasileira funciona? - JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOSO (Ministro da Justiça)

OUTUBRO/2011
07 O papel da comunicação - LUÍS NASSIF (Jornalista)
14 Plano de metas e Gestão pública da Cidade de São Paulo
- ODED GRAJEW (Rede Nossa São Paulo)
- Mauricio Piragino – “XIXO” (Escola de Governo)
21 O papel das entidades sociais - IVAN OLIVEIRA - SERGIO HADDAD
28 Brasil Sem Miséria, Zona Leste Sem Miséria - TEREZA CAMPELLO (Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

NOVEMBRO/2011
04 O Papel dos Partidos Políticos
Um Representante dos maiores Partidos Políticos: (PT / PMDB / PSB / PSDB / PV / PCdoB)
11 Direitos Humanos, o que são? MARIA DO ROSÁRIO NUNES (Secretária dos Direitos Humanos)
18 O que é Cultura? Formas e projetos. Tião Soares (Mestre em Educação e Doutorando em Ciências Sociais - PUC/SP)
25 Debate sobre “Prioridades para Zona Leste” Equipe Escola de Cidadania

DEZEMBRO/2011
02 - Entrega dos Prêmios “CIDADÃO ZONA LESTE” e “Voz da Zona Leste”.
- Entrega dos certificados aos participantes da Escola.
- Encerramento do semestre.

Equipe da Escola de Cidadania.

Quais as prioridades para São Paulo em 2012? Participe da pesquisa acessando:
www.vocenoparlamento.org.br

Estudo dos membros da Pastoral Fé e Política



A primeira reunião de cada mês da PFP é uma reunião de estudo. Neste ano estamos fazendo estudo bíblico.

No primeiro semestre estudamos as cartas de São Paulo, sob a ótica do trabalho.

Paulo, o trabalhador.



No segundo semestre continuamos a estudar São Paulo, desta vez, a partir da Carta aos Filipenses. Carta que trata do amor à comunidade.



Veja participar conosco.

O estudo ocorre toda 1a. quarta-feira do mês.

Frutos da Campanha da Fraternidade



No quartel do DSA/CG os policiais na consientização da preservação do meio ambiente optaram por substituir os copinhos de plástico por canecas de porcelana, assim, não serão jogados tantos copinhos na natureza. Os galões de água serão substituídos por outro mecanismo de abastecimento de água e todos foram orientados à economizar energia e água.

A concientização ambiental está sendo praticada também pelos Policiais Militares.




Colaboração de André, membro da Pastoral Fé e Política

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pastoral Fé e Política na Rádio Nove de Julho

Acompanhe as notícias e o trabalho da Pastoral Fé e Política através da Rádio Nove de Julho.

Segundas e terças às 18h50 e quartas às 7h50.

Através do site pastoralfp.com, você ler e ouvir esses comentários.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Encontro de Formação sobre as Mudanças Climáticas - A Terra pede Socorro




Aconteceu no último sábado, 30/07, o encontro de Formação sobre as Mudanças Climáticas, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2011- "Fraternidade e Vida no Planeta".

Com a assessoria de Roberto Malvezzi - Gogó, ambientalista renomado, membro da Comissão Pastoral da Terra, da CNBB e do CELAM, nos foi apresentada uma profunda reflexão do tema á luz da ciência e da fé.

Segundo um grande especialista e escritor, diante de todos os problemas porque passa a Terra, os demais se tornam irrelevantes. Com isso, podemos avaliar sobre quão grande é a nossa responsabilidade diante dessa situação.

Como diz o D. Odilo, oxalá tudo isso, fosse exagero dos ambientalistas ou sensacionalismos das mídias. Como também, não podemos imaginar que esses problemas ambientais sejam exclusivos de um grupo social, político, econômico ou religioso. É um barco no qual todos nós, estamos juntos e ao naufragar, ninguém dele sairá vivo para contar o que aconteceu.

Algumas ações foram sugeridas a fim de que cada um, dentro de casa, na rua, na Comunidade, no trabalho, possa fazer para ajudar a minimizar os estragos na Natureza. Tais como:




•Intensa campanha de conscientização e de reeducação das pessoas com relação a gravidade da situação;
•Redução na geração de Lixo;
•Redução do Consumo;
•Reciclagem do lixo;
•Cobrar dos órgãos competentes do poder público o descarte correto do lixo separado para a reciclagem, na coleta seletiva;
•Cobrar das empresas a reutilização das embalagens dos produtos, como a venda de refis;
•Incentivar a participação das pessoas da Comunidade a participarem de grupos de debates e de fóruns sociais que atuem nessa área, entre outros...





O Encontro contou com a presença de diversos padres, religiosas e do Bispo da nossa Região D. Edmar.
Bem representada, nossa Comunidade atendeu ao convite, e membros da Pastoral do Batismo, Legião de Maria, Crisma e Fé e Política, estiveram presentes participando ativamente dos círculos de reflexões e da Mística. As crianças Vinicius, Mateus, Lucas, Beatriz Castro e Juliana Ariano, estudaram sobre temas como as Florestas, o serrado, a caatinga, etc., e fizeram uma bonita apresentação no momento da mística. Parabenizamos os mesmos, pela excelente apresentação.

Veja algumas fotos do evento no nosso site: http://www.pastoralfp.com/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FORUM SOCIAL DE SÃO PAULO

Ocorreu no último dia 27 o encontro do Forum Social de São Paulo.
Este encontro tinha como questionamento: O que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs de São Paulo prevaleçam sobre os interesses do dinheiro e do lucro?

O objetivo central é negar o sistema a que estamos submetidos, tendo como slogan "Um outro mundo é possível".

Em reposta, o grupo mostrou-se preocupado com as lutas individualizadas, tendo pouca repercursão contra o sistema.

Este forum caracteriza-se por ser aberto a todos os grupos sociais que participam, dentro de suas características, mas que querem ganhar força com a unidade de comprometimento.

Ficou estabelecido que acontecerá um grande FORUM SOCIAL DE SÃO PAULO nos dias 22 e 23 de Outubro em local ainda a ser definido, com a perspectiva de uma caminhada, marcando um primeiro passo de um confronto ao sistema atual.

Acontecerá no dia 25/08 novo encontro e outro em setembro, em preparação ao grande encontro de outubro. O local será ainda confirmado, provavelmente no Sindicato dos Engenheiros, Rua Genebra, 25.