segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Economia e Ecologia - Convite

Este convite é para o 8º encontro da CFE-2010, porém, com forte ligação para CF-2011.
É HORA DO AGIR - NÃO PERCA!!!
PALESTRA sobre o Projeto Metanóia
Por Ana Lucia Galvão Gomes

30 DE OUTUBRO DE 2010
Paróquia S. João Batista - Carrão. SP
Rua Cel Marques, 174
15h missa
16h Início da Palestra

O que é Metanóia?

Do grego “ετάνοια” que significa: ir além, passar além de, ultrapassar, exceder, elevar-se acima de, transcender. Meta, como acima ou além e nóia, vem de nous, mente. “Mudança profunda de mentalidade”.

O projeto Metanóia – Planeta Sustentável contém sugestões de grande relevância acerca de abertura de frentes estratégicas que visam a inclusão socioambiental mediada pela tecnologia, inclusive das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Estimula a prática da cidadania frente aos atuais desafios das organizações. Propõem alianças com instâncias governamentais, instituições públicas e privadas valendo-se de um serviço integrado que privilegie ações fundamentais de relacionamento, contribuindo para a construção da cidadania, na perspectiva da responsabilidade socioambiental.

Com o objetivo de implantar um sistema de gestão ambiental segundo a norma NBR ISO 14.001 propõe um trabalho integrado e busca parcerias interessadas em fortalecer o modelo empresarial colocando a sustentabilidade como eixo norteador na forma de se fazer negócios, além de promover a diversidade transformando valores em atitudes.

A metodologia visa desenvolver a autonomia profissional reelaborando conceitos que gerem nova mentalidade definindo um perfil profissional que torne essa “pessoa” um agente transformador e apto à nova ordem econômica, social e ambiental.

O projeto Metanóia justifica-se numa alternativa que una num mesmo objetivo um processo de capacitação digital que promova a integração e inclusão social seja de maneira associativa ou de inserção no mercado de trabalho, desafiando para uma ação profissional e comunitária em defesa da vida. Esse profissional deverá constituir-se em agente multiplicador de conhecimentos adquiridos valorizando a bagagem cultural de cada indivíduo.

A sociedade está interligada em redes, motivo pelo qual, a metodologia adotada no projeto assume os avanços da tecnologia da informação valorizando as pessoas como indivíduos e cidadãos.

Metanóia propõe uma forma legal e totalmente nova de inclusão socioambiental mediada pela tecnologia que promove a inserção no mundo do trabalho. A estratégia cria novas frentes de trabalho dando condições para desenvolver diversas atividades de capacitação, treinamentos e ciclo de oficinas. As oficinas são: de pães, de costura, de artesanato, de doces, salgados e de reciclagem. Além das oficinas terá as funções: administrativas, cadastro, vendas, eventos, comunicação, marketing, divulgação, pesquisa, treinamento, captação de recursos e no operacional, a separação de resíduos recicláveis.

Então para se obter sucesso e concretização deste projeto é importante que desenvolva uma interação e parcerias com instituições. As parcerias devem promover e adquirir produtos tanto das oficinas como os resíduos recicláveis.

METANÓIA – PLANETA SUSTENTÁVEL remete a uma profunda mudança de mentalidade em busca de um planeta sustentável. Entende-se que a mudança de mentalidade cria novos hábitos.

Fonte: http://professorgaliani.blogspot.com/2010/10/palestra-sobre-o-projeto-metanoia.html#comments

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Boa nova - ação concreta em vista do irmão que sofre



A Missão Belém nasceu na Igreja de São Paulo em 2005 e é uma Comunidade de pessoas e de comunidades a serviço dos mais pobres, que são o Cristo vivo e sofredor para nós hoje, coração do nosso coração.

O Carisma Belém, que une todos os membros desse movimento: celibatários, casados, clérigos, consagrados, leigos, consiste em reviver o milagre de Belém: o Espírito de Família, forte humilde, que existia entre Maria, José e Jesus, na pobre gruta de Belém: imagem da Família Divina da Trindade, encarnado no meio dos pobres, como os pobres, para os pobres, até uma plena e total identificação com eles.

Nestes três anos de vida nasceram 40 casas que permitiram acolher muitos irmãos de rua: de crianças recém-nascidas, filhos dos “filhos da rua” a velhinhos esclerosados, “prostituídas” e “homossexualizados”. Neste período passaram nas casas mais de 3.000 irmãos de rua. Atualmente os acolhidos são mais de 500. Os missionários consagrados ou a caminho da consagração são mais de 40. Vários deles desejam também o Sacerdócio. Os Casais Acolhedores que abrem a própria casa à acolhida dos meninos de rua, que não tem como voltar para casa, são 7.

Os monitores, que vem de uma experiência de rua e que sustentam as casas de acolhida de adultos são mais de 80. Eles são um grande presente para toda a Missão Belém, testemunham com sua própria vida a potência do Espírito Santo e manifestam o que Deus pode fazer com estes “santos dos últimos dias”. De delinqüentes, bêbados, drogados, traficantes, matadores, se tornam “missionários” capazes de sacrificar suas forças para acolher os mais abandonados que se encontram nas mesma situação de onde eles vieram.

Todos os dias estão nas ruas e nas praças a serviço dos nossos irmãos mais sofridos, visitamos a FEBEM, oferecemos o nosso trabalho pastoral a serviço da Favelinha Nelson Cruz (SP) onde está a nossa casa de formação.

O que fazem?
Visitam continuamente, dia e noite, o Centro de São Paulo e de alguma grande cidade limítrofe para conhecer e nos entrosar com o Povo de Rua e convence-lo a ir para as Casas de Acolhida.

Não tem pretensão nenhuma de ser uma clínica. O principio básico da vida: ORA ET LABORA (reze e trabalhe), sustenta a obra.

As casas são “famílias” constituídas por “voluntários” (acolhidos da rua e não). Todos escolhem o caminho da vida religiosa da Missão Belém, oferecendo a própria capacidade e laboriosidade com plena liberdade. Inclusive os que têm mais condições físicas cuidam dos mais debilitados, pelo tempo que for necessário.

Não tem convênio com nenhum órgão institucional, apesar de ter reconhecimentos a vários níveis.

Sustentam 30 casas, através da generosidade do povo que nos acompanha e do serviço totalmente voluntário de centenas de pessoas. Somos uma só grande família.

A graça de Deus os acompanha e os sustenta a cada momento.

O que precisam?

Em primeiro lugar precisam da sua compreensão e do seu apoio. Obra pioneira que acolhe todo mundo, e transforma pessoas escravas dos vícios e da rua em corajosos anunciadores de Cristo, servidores dos mais necessitados.

Não tem nenhuma entrada fixa, qualquer sua contribuição é bem vinda. A obra não tem um funcionário sequer: todos são uma grande família religiosa de voluntários, alguns a tempo integral, outros a tempo parcial.

Fonte: http://www.missaobelem.org

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pastoral Operária Metropolitana SP 40 Anos: 1970 - 2010

A Pastoral Operária Metropolitana está organizando as comemorações dos 40 anos. Sua participação é muito importante. Participe, traga a sua contribuição para a construção deste momento histórico que servirá de memória e instrumento na formação de nossos grupos de base.

Data: 16 de Outubro de 2010 – sábado.
Horário: das 09hs às 15hs
Local: Centro Pastoral São José
Rua Álvaro Ramos nº 366 – Belém.
Próximo à estação Metro Belém.

Programação:

Mística: companheiros da Pastoral Operária Região Ipiranga.

O Regaste histórico: Linha do Tempo = Divisão por períodos:

·Antecedentes até o ano de 1970 – Waldemar Rossi,
·A Pastoral Operária entre 1970 e 1985 – Raimundo Perrilat,
·Pastoral Operária de 1985 até o ano 2.000 – Arlete Neves,
·Pastoral Operária de 2.000 até nossos dias – Miguel Pipolo.

Exibição do filme: Pastoral Operária.

Pastoral Operária Hoje (depoimentos e considerações de grupos de base, coordenações regionais).
Os desafios da Pastoral Operária nos dias de hoje (Padre Miguel Pipolo)
Saudação de Dioceses Convidadas, Instâncias Estaduais, PO Nacional, outras Pastorais, Movimentos.

Confraternização: Organizações Sindicais e Populares, Dioceses e Regiões Episcopais.

Confirme Sua Presença
Pelo e-mail: pometropolitana@yahoo.com.br ou pelo telefone 11 3106 5531

Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo
Rua Venceslau Bras 78 1º Andar - Sala 101
CEP 01016 - 000 São Paulo - SP
Telefone: 3106 5531
E-mail: pometropolitana@yahoo.com.br

Quem puder participar, terá o privilégio de conhecer fatos e os agentes que participaram dessa importante e marcante trajetória da nossa história política, social e de fé.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lançamento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2011


Estamos de volta do encontro realizado em Itaici-Indaiatuba/SP para apresentação, discussão do tema e lançamento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2011. Cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”.

O encontro reuniu aproximadamente 300(trezentas) pessoas das dioceses do Regional Sul 1 e duas do Regional Sul 2, onde foram discutidas as diversas formas de trabalhar o tema nas comunidades no ano que vem.
Tendo em vista a complexidade do assunto (Ecologia) a idéia principal é de que consigamos sensibilizar todos os movimentos e pastorais da Comunidade para trabalharmos juntos e levar adiante o conceito de mudança de mentalidade e de atitudes diante do cuidado com o nosso planeta Terra, CASA e MÃE de todos nós.
O Encontro transcorreu de forma muito proveitosa e representou para nós o início de um trabalho muito sério ao qual nos comprometemos em desenvolver dentro da nossa Paróquia e em todas as demais da Região. Na seqüência, estaremos participando dos encontros da Arquidiocese (26/11) e da Região Belém que tem data ainda a definir.

Na ocasião, foram apresentados trabalhos que estão sendo desenvolvidos em diversas dioceses. Com muita surpresa e alegria percebemos que a nossa Igreja tem colaborado muito em todos os lugares desse imenso país com ações individuais e coletivas de pessoas e grupos que trabalham firme levando o Evangelho vivo para todos os cantos através da Campanha da Fraternidade.

A Comunidade da Paróquia São João Batista através da nossa representação, apresentou a proposta de trabalho desenvolvido aqui. Formato esse que foi acolhido e será disseminado para as demais Paróquias e Comunidades que tem o mesmo perfil que o nosso.

Queremos agradecer a todos o apoio e as orações que nos destinaram durante este encontro.

Com respeito,
Pastoral Fé e Política
Paróquia São João Batista
Setor Carrão/Vila Formosa
Região Episcopal Belem

domingo, 10 de outubro de 2010

ECONOMIA E VIDA - A BOA INTENÇÃO E O SISTEMA



Há muitas pessoas, grupos e Igrejas que pensam que levar o evangelho ao mundo ou proclamar a conversão ao mundo significa buscar a conversão pessoal de todos. Pensam que o mundo nada mais é que a soma de todas as pessoas; que a sociedade é resultado da soma de todas das ações e atitudes de todas as pessoas. Assim sendo, a mudança das pessoas e de suas ações levaria a mudança no mundo. Na verdade, o mundo e os sistemas econômicos e sociais são muito mais do que a soma das ações dos indivíduos.

O conceito de "sistema" pressupõe que há algo além das ações individuais ou de grupos, que a vontade e ações bem intencionadas de indivíduos ou de agentes coletivos não são suficientes para produzir resultados desejados. Mesmo que esse indivíduo ou grupo tenha muito poder. Muito dos discursos em favor de um "outro mundo possível" centram fundamentalmente na tarefa de convencer as pessoas dessas necessidades. Mas, ao esquecerem ou não darem ênfase suficiente na necessidade paralela de mudança sistêmica, esses discursos acabam se tornando discursos moralistas, discursos que apelam somente para a consciência moral das pessoas.

No campo dos problemas econômicos e sociais, boas intenções e consciência ética são importantes, mas não suficientes se não houver ações políticas que geram transformações no sistema sócio-econômico-político.


Jung Mo Sung http://www.adital.com.br

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Encontro Estadual para Campanha da Fraternidade 2011

O Encontro Estadual para Campanha da Fraternidade 2011 acontecerá de 8 a 10 de outubro no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). A iniciativa tem o o objetivo de preparar o envolvimento do regional com o tema, e iniciar o processo de planejamento para o período da campanha; estudar o tema e tomar conhecimento dos subsídios produzidos pela CNBB; preparar a atuação dos agentes motivadores da CF no regional Sul 1; analisar possibilidade de gesto concreto e assumir efetivo acompanhamento antes, durante e depois do lançamento da campanha.

Haverá painéis com representantes de vários seguimentos da sociedade para análise da situação atual e da proposta da CF e encaminhamento das ações em conjunto com o regional Sul 1.

Destinado representantes (diocesanos e paroquianos) que estejam engajados na CF ou nos trabalhos pastorais.

A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”.

A Pastoral Fé e Política da nossa Paróquia com o trabalho de formação e estudos que desenvolve aqui há dois anos, foi convidada a participar deste evento e a formar a representação deste trabalho dentro da Região Belém.

Com muita humildade e compromisso ao chamado, o convite foi aceito e hoje (08/10/2010) , membros da Pastoral estarão se deslocando para o local.

Pedimos a Deus que os encaminhe e ilumine neste momento de reflexão e que a mesma traga muitos e bons frutos para a nossa Comunidade e as demais da nossa Região.

http://www.cnbbsul1.org.br/

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro




Porque a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores.

Mas quem é o Nascituro?
É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.

Por que o tema: "Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente"
A carta encíclica do Papa João Paulo II, Centésimos Annus, nos números 38 e 39, traz uma proposta que foi um pouco esquecida. O Papa fala da necessidade de uma ecologia humana. Nós demoramos 200 anos para entender que não é possível utilizar todo o poder técnico de que dispomos para depredar a natureza, porque a natureza tem a sua própria finalidade, que deve ser respeitada. Respeitar as águas dos rios, as florestas, as espécies animais, o ar, é fundamental. Do mesmo modo, nós devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade. Para preservar especificamente o humano do homem. Para que o homem não vire um animal, onde se devora um ao outro.
Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, recordou que "a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra... são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. Com efeito, um desenvolvimento que se limitasse ao aspecto técnico-econômico, esquecendo a dimensão moral-religiosa, não seria um desenvolvimento humano integral e terminaria, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destruidoras do homem" (n. 9).
Ao enfrentar os desafios apresentados pela tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, somos chamados a promover e a "salvaguardar as condições morais para uma autêntica "ecologia humana" (Centesimus annus, 38). Isto, por sua vez, exige um relacionamento responsável não somente com a criação, mas inclusive com o nosso próximo, de perto e de longe, no espaço e no tempo, mas também com o Criador.

Por que motivo a vida é um bem?
No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, "o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque "ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória" (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).

A vida ameaçada pelas forças do mal (Ap 12,4)
João Paulo II, profeta da vida, escreveu na Carta às Famílias, que nos encontramos defronte a uma enorme ameaça contra a vida: não apenas dos simples indivíduos, mas também de toda a civilização. A afirmação de que esta civilização se tornou, sob alguns aspectos, "civilização da morte", recebe assim uma inquietante confirmação. E não será porventura um evento profético o fato de o nascimento de Cristo ter sido acompanhado do perigo para a sua existência? Sim, também a vida d'Aquele que é ao mesmo tempo filho do homem e filho de Deus, esteve ameaçada, esteve em perigo desde o início, e só por milagre evitou a morte.
Nos últimos decênios, todavia, notam-se alguns sintomas reconfortantes de um despertar das consciências: isto verifica-se tanto no mundo do pensamento como na própria opinião pública. Especialmente nos jovens, cresce uma nova consciência do respeito pela vida desde a concepção até o seu declínio natural; difundem-se as comissões de bioética e de defesa da vida, os movimentos pró-vida (pro life). É um fermento de esperança para o futuro da família e da inteira humanidade (cf. n. 21). "É urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro" (Evangelium Vitae, 100)
Durante a "Semana Nacional da vida" acontecerão nas diversas dioceses e comunidades do Brasil várias iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja Católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois, "o Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes: destina-se a todos" (EV 101).

Sugestões para celebrar Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
1. "Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida" (EV 100).
2. Convidar biólogos para palestras com os alunos e catequizandos sobre o ecossistema e a atuação do homem na natureza.
3. Programar caminhada com as crianças, acompanhadas por um biólogo e por monitores de universidades para conhecerem espécies animais e vegetais existentes na sua região e participarem de trabalhos de conscientização para a preservação do meio ambiente.
4. Desenvolver atividades com recicláveis encontrados nas ruas e praças da cidade e do bairro e criar uma história sobre os bonecos. Fazer uma exposição na comunidade incentivando visitas para uma conscientização de todos para a necessidade de preservar a o planeta.
5. Caminhada para homenagear os pais através do encontro com os filhos e promover uma educação ambiental. Caminhada é uma atividade de lazer, que ajuda realizar um trabalho de conscientização.
6. Criar faixa com frase como: "Pai eu sou o fruto da sua natureza". O objetivo é conscientizar desde a infância para no futuro haver uma mudança de atitudes. Essa atividade das escolas e da catequese criar na criança, desde cedo, uma mentalidade de preservação.
7. Convidar pessoas para falar sobre a cidade, os rios, o verde os animais, etc.
8. Pedir para catequizando para levarem para os encontros recortes de jornal sobre notícias relacionadas à ecologia;
9. Identificar, em sua comunidade, locais como: floresta, riacho, praça, parque, árvore histórica, conjunto de casas e outros, que, pela sua importância, deveriam ser preservados. Mobilizar a comunidade para esta realização, como a Lei Orgânica Municipal.
10. Organizar um mutirão para recolher o livro das praças. Locais com muito lixo trazem insegurança e não se desenvolvem. A limpeza proporciona a organização do espaço permitindo uma maior harmonia local. Organizar um dia de esporte com as crianças e com a presença dos pais e da comunidade para comemorar o dia do nascituro.
11. Instituir na comunidade um dia por mês de "Oração pela Vida", por exemplo, todo dia 25.
12. Promover encontros de casais, pais e filhos, namorados e noivos.
13. Realizar visitas, palestras e debates nas escolas, colégios, universidades e paróquias sobre o tema: "Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente".
14. Conscientizar a comunidade por meio das homilias e artigos em jornais.
15. Mobilizar os meios de Comunicação Social, escrito e falado, para difundir mensagens que promovem e defendem a vida e a dignidade humana.
16. Visitar asilos, orfanatos e maternidades.
17. Convidar médicos, professores, pedagogos, políticos e psicólogos a proferir palestras e participar de encontros, etc.
18. Caminhadas pela vida e pela família nas comunidades.
19. Incentivar vereadores, deputados, prefeitos, governadores, para que promovam leis a favor da vida e da saúde pública.
20. Apoiar programas, leis e políticas públicas que permitam harmonizar a vida laboral da mulher com seus deveres de mãe de família, com atenção especial às empregadas domésticas, às operárias e similares.
21. Visitar, não apenas às famílias, mas também a todos os demais ambientes, como: os locais de trabalho, às moradias de estudantes, às favelas e cortiços, os alojamentos de trabalhadores, as prisões, os albergues, os moradores de rua onde se experimentam valores humanos profundos, que devem ser reconhecidos e apoiados.
23. Intensificar o trabalho de prevenção contra as drogas e o combate à sua difusão
24. Facilitar a difusão de filmes que enaltecem o amor à família, à vida, aos idosos e aos denotes.


Pe. Luiz Antônio Bento
Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral
para a Vida e a Família - CNBB