sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

10o. Plano Pastoral Arquidiocesano

"Esse documento vem proclamar que somos enviados como testemunhas da grande alegria e da vida nova que nascem do encontro com Jesus. Nem mesmo as adversidades que invadem a cidade e nossas vidas podem arrancar de nós essa alegria. Ela é o antídoto que pode nos proteger contra o mal-estar gerado pela violência, a corrupção, a falta de recursos e outros males que afetam a vida" (10°PP 1).

“A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DGAE 7).

Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2009 o Plano Pastoral alerta:
"A violência pode diminuir, por meio de ações educacionais e pastorais, de políticas públicas e de segurança" (10°PP 2.1).

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009 TEMA: Fraternidade e Segurança Pública LEMA: A paz é fruto da justiça



A Paróquia São João Batista começa a refletir sobre a CF 2009. Conta com a presença nesta noite da Ir. Iracema do Centro Pastoral São José - Região Belém.
Venha participar!













Oração da Campanha da Fraternidade

Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.

Amém.

Entulho - Leve ao ECOPONTO

“O que fazer com entulho de pequenas obras, móveis velhos e restos de podas de árvore???”

Sua responsabilidade não acaba ao entregar aos “Carroceiros”...

Onde eles depositarão??? Deixarão em algum canto e depois provocarão enchentes???

A Prefeitura dispõe de locais que recebem esse tipo de material.

O material recolhido de origem mineral como concreto, argamassa e alvenaria, é encaminhado para o aterro de inertes e transformado em agregado reciclado utilizado na pavimentação de ruas. O rejeito é levado aos aterros sanitários e o resíduo reaproveitável para as 15 Centrais de Triagem da cidade para comercialização.

Na Região Vila Aricanduva/Vila Formosa/Carrão são os seguintes endereços:

Ecoponto Astarte (Rua Astarte com Av. Aricanduva)

Ecoponto Vd. Alberto Badra (Sob Viaduto Alberto Badra, altura do 200 da Av. Aricanduva)

De segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas

O Ecoponto tem como objetivo reduzir o volume de entulho despejado ilegalmente em praças e áreas públicas da cidade. O serviço é totalmente gratuito e cada pessoa pode entregar no local o até 1m3 por dia, o que equivale a aproximadamente o volume de uma caixa-d’água de mil litros.

Obrigada pela sua colaboração com a nossa cidade.

Calendário da Pastoral Fé e Política

Data Hora Dia Assunto Local
14/11/2009 16:00 Sábado Reunião de avaliação da Pastoral Sala anexa à Igreja
28/11/2009 16:00 Sábado Estudo do Compêndio Sala anexa à Igreja
02/12/2009 20:00 4ª Natal e Avaliação Casa Comunitária
10/12/2009 20:00 5ª Reunião da Pastoral Sala anexa à Igreja Avaliação
19/12/2009 16:00 Sábado Confraternização A definir

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo

Segue abaixo a apresentação de D. Odilo ao 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo: Discípulos-missionários na cidade.

Na assembléia arquidiocesana de pastoral do dia 8.11.2008, foi aprovado o 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Discípulos-missionários na cidade: esse título indica os enfoques principais do Plano e deverão orientar toda a nossa ação evangelizadora e pastoral nos próximos 4 anos: como cristãos e católicos, trazemos a identificação com Jesus Cristo e sua Igreja; de Cristo discípulos, dele recebemos a constante inspiração e motivação para sermos missionários e atuarmos como suas testemunhas na cidade de São Paulo.

O Plano também traz a preocupação da “conversão pastoral”, pedida em Aparecida e, hoje, tão necessária para sermos uma Igreja verdadeiramente discípula e missionária de Jesus Cristo na cidade grande. Cada comunidade, grupo e pastoral deveria perguntar-se: o que isso significa e que tipo de mudanças precisam acontecer, para realizarmos essa conversão pastoral? Por isso, o 10° Plano dá uma atenção especial aos “sujeitos eclesiais”, mais que aos programas e estratégias de ação; esses sujeitos eclesiais são as pessoas e também as instituições e organizações da Igreja. São eles que precisam realizar a conversão pastoral e missionária, a partir de um encontro pessoal e profundo com Jesus Cristo, para serem animados por novo espírito e nova disposição; depois disso, também os projetos e programas pastorais tomarão novo sentido.

O 10° Plano nos estimula a sermos uma Igreja em estado permanente de missão na realidade urbana de São Paulo, onde há grandes desafios e problemas, mas também oportunidades extraordinárias para a ação evangelizadora. Este é o lugar de nossa missão! Deus habita esta cidade e ama seu povo! Somos enviados por Deus a esta metrópole para testemunharmos isso, de muitas formas, com alegria e esperança.

O novo Plano deve chegar a toda a comunidade arquidiocesana, especialmente nas mãos dos padres, pastores e guias das comunidades, dos coordenadores e animadores de organizações pastorais, movimentos e grupos eclesiais. Seja estudado, refletido e posto em prática, com a ajuda de Deus e a proteção de Nossa Senhora da Assunção!
Card. D. Odilo P. Scherer
Arcebispo de S.Paulo
São Paulo 30.11.08
http://www.arquidiocese-sp.org.br/10_plano_de_pastoral/00.htm

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Reunião de 19/Fev

Convidamos a todos os membros de nossa pastoral e a comunidade em geral para participarem de nossa próxima reunião, que será realizada no próximo dia 19 de fevereiro no salão paroquial (salas ao lado da igreja), às 20:00 hs. Entre outros assuntos, falaremos sobre as últimas reuniões ocorridas em nossa paróquia com a participação de nossa pastoral, sobre o novo sub-prefeito de nossa região e a confirmação (ou não) do nosso calendário de atividades e eventos para 2009. Contamos com a participação de todos.

Encontro de Pastorais

Foi realizada neste sábado, dia 7 de fevereiro, por solicitação da Pastoral Familiar, um encontro entre os movimentos e pastorais de nossa paróquia, com a participação de nosso pároco, o Padre Renato Vieira. A Pastoral Fé e Política esteve presente a este encontro, representada por seu casal coordenador, Flávio e Márcia.
Nele foram apresentados e discutidos diversos pontos de interesse de nossa comunidade, com amplo debate e participação de todos os presentes. Podemos destacar os seguintes pontos: maior integração entre todos os movimentos e pastorais, ampliação desses movimentos e uma maior divulgação dos mesmos junto aos nossos paroquianos e a comunidade em geral.
Destaque também para a Pastoral da Comunicação, que deverá ser um dos elos fundamentais para que possamos colocar em prática vários dos pontos discutidos nessa reunião.

Encontro de Noivos Fev/2009


Mais uma vez o pessoal da Pastoral Fé e Política participou em peso do Encontro de Noivos. Estiveram presentes Fábio e Mônica (apresentadores), Paulo e Mônica (circulistas), Rogério e Micheli (liturgia), Leo e Mônica (palestrantes) e Flávio e Márcia (palestrantes). Desejamos a todos os noivos participantes muita felicidade, paz e saúde nessa nova fase de suas vidas que em breve se iniciará. Agradecemos ao pessoal de coordenação do Encontro de Noivos pelo convite e a oportunidade de participarmos.